Atlético pronto para dura rivalidade com o Flamengo

Com retornos e sem Terans, Athletico encara o Flamengo pela Copa do Brasil em rivalidade acentuada

Furacão enfrenta o Fla pelo quinto ano seguido na competição. Athletico e Flamengo jogam nesta quarta-feira, às 21h30, no Maracanã, pelas quartas de final

O Athletico encara o Flamengo nesta quarta-feira, às 21h30, no Maracanã, pela ida das quartas de final da Copa do Brasil. O time atleticano tem dois retornos, um possível estreiante e uma baixa significativa entre os relacionados.

O goleiro Bento e o volante Fernandinho, que cumpriram suspensão contra o Palmeiras pelo Brasileiro, entram naturalmente no time titular. Léo Linck e Hugo Moura ficam no banco.

Por outro lado, o Furacão tem a baixa importante do meia-atacante David Terans, mesmo sem ser titular há um mês. Ele foi vendido ao Pachuca e viaja ao México durante o dia para assinar contrato de três temporadas.

Gabigol disputa lance com Fernandinho em Flamengo x Athletico — Foto: Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Já o lateral-esquerdo Lucas Esquivel foi registrado no BID e viajou com a delegação rubro-negra. Ele é opção para o técnico interino Wesley Carvalho caso queira desfazer do esquema com três zagueiros e deixar de improvisar o meio-campista Christian como ala.

A formação no 3-4-3 foi utilizada nos últimos jogos diante do Palmeiras, Alianza Lima e Corinthians, com um empate e duas vitórias. A única vez que Carvalho usou a formação 4-3-3 foi justamente em sua estreia, na derrota para o São Paulo.

Provável time: Bento; Pedro Henrique, Thiago Heleno e Zé Ivaldo (Lucas Esquivel); Khellven, Fernandinho, Erick, Vitor Bueno e Christian; Vitor Roque e Canobbio.

Essa é a 10ª vez que Athletico e Flamengo se encontram em 12 anos no mata-mata. A rivalidade de acirrou de 2019 para cá, agora com sete confrontos - cinco deles seguidos no torneio nacional.

A vantagem no confronto é do Fla, que tem mais vitórias e classificações diante do Furacão. No ano passado, por exemplo, eles se enfrentaram nas quartas de final da Copa do Brasil, com avanço do Mengo, assim como aconteceu nas oitavas de 2020 e quartas de 2022, além da taça em 2013.

O Furacão, por outro lado, eliminou o adversário nas quartas de 2019, quando conquistou o título inédito, e na semifinal de 2021.

O duelo mais recente em mata-mata foi na final da Libertadores de 2022, com vitória por 1 a 0 e título do Fla em Guayaquil.

Já o primeiro encontro dessa rivalidade foi na segunda fase da Sul-Americana de 2011, com duas vitórias flamenguistas. Em um cenário maior, na Libertadores de 2017, o Athletico avançou para as oitavas, e o Mengo foi eliminado na fase de grupos.

Há três anos, o Flamengo bateu o Athletico pela Supercopa do Brasil, em Brasília. O time carioca foi o campeão brasileiro de 2019, enquanto o Furacão conquistou a Copa do Brasil do mesmo ano.

Antes destes confrontos, o Furacão bateu o Fla na semifinal da Primeira Liga, em 2016.

Diniz, sobre a "dedicação 100%" da Seleção Brasileira

Tudo sobre a venda de ingressos para os Jogos Paralímpicos

Who is Key Alves? Most followed volleyball player in the world

Ler mais