O que é Futebol?

O que é Futebol?

Futebol é o esporte mais popular do mundo e vê times adversários de 11 jogadores tentando marcar gols principalmente com o uso dos pés.

Por quem, onde e quando foi inventado o futebol?

O futebol tem suas raízes na China antiga, enquanto a versão moderna do jogo começou nas ruas da Inglaterra medieval. As cidades vizinhas jogavam entre si jogos em que uma grande massa de jogadores lutava para arrastar uma bexiga de porco de todos os modos possíveis até os marcadores em cada extremidade da cidade.

O órgão regulador do futebol inglês, Football Association, codificou as leis do jogo em 1863.

 

Quais são as regras do Futebol?

Duas equipes de 11 jogadores cada tentam colocar a bola em um gol usando qualquer parte de sua anatomia, exceto a mão ou o braço.

Os jogadores não devem ser excessivamente agressivos em suas tentativas de ganhar a bola e um desafio mal calculado, por exemplo, chutar o jogador adversário antes da bola, levará a um chute livre para o adversário. Isso pode ser uma penalidade (pênalti) se a 'falta' ocorrer na própria área de pênalti do jogador.

Cada equipe tem um goleiro que só pode manusear a bola dentro de sua própria área de pênalti. Se estiverem fora da área, são considerados jogadores de linha da frente.

Quanto tempo dura um jogo de futebol?

Um jogo de futebol, ou partida, consiste em dois tempos de 45 minutos com um intervalo de 15 minutos. Pode haver tempo adicional no final de cada meio-tempo por causa de lesões ou outras paralisações.

Futebol e os Jogos Olímpicos

O futebol fez sua estreia Olímpica em Paris 1900 e apareceu em todos os Jogos desde então, com exceção de Los Angeles 1932.

Os jogadores profissionais foram admitidos pela primeira vez, com algumas restrições, em Los Angeles 1984, e em Barcelona 1992 tornou-se um torneio sub-23.

Quatro anos depois, em Atlanta, três jogadores acima da idade foram permitidos por equipe e essa continua sendo a situação atual em relação à elegibilidade.

Atlanta 1996 também viu o futebol feminino fazer sua estreia Olímpica, com a anfitriã EUA conquistando o primeiro título. A USWNT venceu quatro das sete competições olímpicas de futebol feminino.

Melhores jogadores de futebol para assistir

Espera-se que a superestrela global Kylian Mbappé represente a França em Paris 2024. Com o torneio masculino restrito em grande parte aos menores de 23 anos, é difícil prever quais jogadores serão convocados.

O torneio feminino é uma competição para todas as idades.

Os EUA têm sido uma nação poderosa por vários anos, mas países como Alemanha, Inglaterra (que compõem a maior parte da equipe da Grã-Bretanha nos Jogos Olímpicos) e o atual campeão Olímpico Canadá estão na disputa pelo primeiro lugar.

Para a USWNT, a atacante Alex Morgan está a caminho do quarto Jogos Olímpicos, enquanto Megan Rapinoe também deseja jogar em Paris 2024, tendo sido fundamental para o triunfo na Copa do Mundo Feminina de 2019.

Uma delas pode ter que abrir espaço para Sophia Smith, que está se mostrando uma força potente na frente do gol, enquanto Trinity Rodman - filha do ex-astro do basquete Dennis Rodman - é outra jovem que está fazendo seu nome.

A anfitriã França tem várias estrelas, incluindo a zagueira Wendie Renard e a atacante Eugenie Le Sommer, que está se aproximando dos 100 gols pelo seu país.

Marta, seis vezes eleita jogadora do ano da FIFA pelo Brasil, continua brilhando, embora, recentemente, sua carreira tenha sido prejudicada por lesões. Ela espera se despedir em grande estilo em Paris.

Regras da Competição de Futebol em Paris 2024

O torneio de futebol masculino em Paris vê 16 times divididos em quatro grupos de quatro. Os dois primeiros de cada grupo avançam às quartas de final e a partir daí é mata-mata.

O torneio feminino é composto por 12 equipes em três grupos de quatro. Os dois primeiros colocados de cada grupo, mais os dois melhores terceiros colocados, avançam às quartas de final.

A fase de grupos pode terminar empatada após 90 minutos, mas as rodadas eliminatórias irão para a prorrogação e, em seguida, para a disputa de pênaltis se as equipes continuarem empatadas.

Ler mais