Tudo sobre o Bairro de Copacabana

Tudo sobre o Bairro de Copacabana

Tudo sobre o Bairro de Copacabana

A história do bairro de Copacabana, a princesinha do mar

O bairro da Zona Sul carioca, que conta com uma das praias mais famosas do globo, inicialmente era denominado com nome de origem tupi “Sacopenapã”, que significa “caminho dos socós”. 

O nome que conhecemos hoje surgiu a partir da imagem de Nossa Senhora de Copacabana trazida para a região por trabalhadores de origem sul americana que construíram uma capela sobre um rochedo. O significado do novo nome adotado gira em torno de duas histórias: uma cuja origem vem da língua quíchua e que tem significado de “lugar luminoso”, “praia azul” ou “mirante azul” e outra que vem da língua aimará e significa “vista do lago”. 

A capela que deu origem ao nome do bairro foi demolida tempos depois e em seu local hoje está o Forte de Copacabana. 

O bairro contava com pouca acessibilidade, mas a partir da criação do Túnel Real Grandeza no Morro de Vila Rica, que hoje é o Túnel Alaor Prata, e o uso de bondes, a integração de Copacabana com outras regiões e seu desenvolvimento começa. 

No início do século XX houve a construção de um dos marcos do bairro, o Calçadão da Praia de Copacabana, com pedras vindas de Portugal e que em preto e branco formam as famosas ondas conhecidas em todo o mundo. Outra inauguração importante no bairro se deu em 1923: O Hotel Copacabana Palace na Avenida Atlântica, símbolo do bairro até hoje. 

Copacabana ao redor do mundo

Apesar de tão conhecida, Copacabana não é um lugar exclusivamente do Rio de Janeiro. A Bolívia também abriga uma famosa Copacabana: a principal cidade ao redor do Lago Titicaca, a 115 km de La Paz. A cidade de clima ameno é ponte para visitação de diversas ilhas ao entorno e é casa da famosa e original Basílica de Nossa Senhora de Copacabana.

Eventos já realizados na Praia de Copacabana

Assim como o bairro em geral, a Praia de Copacabana é conhecida por ser palco de grandes eventos de diversas áreas, como competições esportivas, concertos e shows e até eventos religiosos.

Jornada da Juventude

No ano de 2013 a praia de Copacabana foi sede dos eventos principais do evento católico chamado de Jornada Mundial da Juventude em sua edição no Rio de Janeiro. O Papa Francisco esteve presente no evento e a missa presidida pela autoridade religiosa contou com a participação de mais de 3 milhões de pessoas, assim como os eventos de Via-Sacra e Vigília. Tal feito marcou a edição da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro no ano de 2013 como a segunda maior edição das Jornadas da Juventude. 

Circuitos Esportivos também acontecem na Praia de Copacabana

No âmbito desportivo, Copacabana sedia competições e eventos de diferentes modalidades. Já foi realizado na orla da praia de Copacabana competições internacionais de vôlei de praia, assim como campeonatos de vôlei. No ano de 2016 os Jogos Olímpicos, realizados no Brasil e chamados de Rio 2016, teve como sede as praias de Copacabana para realização de provas das modalidades de vôlei de praia, maratona aquática e triatlo. 

Eventos exclusivos da região da Praia de Copacabana

O próprio Copacabana Palace, hotel mais tradicional e icônico do bairro carioca, recebe diversas celebridades e nomes influentes nacionalmente e internacionalmente nos diversos eventos realizados no Rio de Janeiro.  

O Carnaval carioca na região de Copacabana

O feriado de Carnaval é uma das épocas onde o Rio de Janeiro recebe mais visitantes por suas inúmeras opções de lazer característicos, e a Praia de Copacabana não foge de ser um dos destinos preferidos.

A Praia de Copacabana fica aberta aos turistas que fogem da badalação carioca e preferem uma programação que envolve curtir a praia em si e tomar um banho de mar.

 Aos que buscam o Carnaval em termos de samba, mesmo hospedados na região de Copacabana existe acessibilidade para assistir o famoso Desfile das Escolas de Samba. O Sambódromo da Marquês de Sapucaí fica localizado no Centro do Rio de Janeiro e é possível chegar até lá utilizando o metrô, parando na Estação Central ou Praça Onze, ou através de táxis que possuem preços tabelados que chegam a R$45,00. 

Para quem procura opções locais no Carnaval que não deixam de fugir do luxo, o Hotel Copacabana Palace oferece o chamado Baile do Copa no sábado de Carnaval. O evento pode custar mais de cinco mil reais e exige traje black-tie ou fantasia de luxo, geralmente combinando com o tema do evento.

No ano de 2023, o centenário do hotel foi comemorado com o tema “Túnel do Tempo: 1923-2123” e homenageou diversos nomes nacionais e internacionais. Além da presença de diversas celebridades no evento é escolhida tradicionalmente a Rainha do Baile do Copacabana Palace, posto que em 2023 foi ocupado por Izabel Goulart. 

Aos foliões que gostam de Carnaval de rua, Copacabana também oferece diversas opções para todos os gostos, sejam blocos saindo do próprio bairro ou bloquinhos de Carnaval que passam pela região. A abertura do Carnaval de rua na sexta-feira começa tradicionalmente com o bloco “Banda do Lido”, na própria praia de Copacabana.

O bloco “Afoxé Raízes Africanas” oferece aos carnavalescos muito batuque para representar a cultura afro pelas ruas de Copacabana. Outros blocos muito famosos da região são o bloco “Banda do Peru Pelado”, “Banda Bandida”, o bloco “Fogo na Cueca” e “Meu Bem, Volto Já”.

As informações dos blocos de Carnaval que passam ou saem de Copacabana, seja em locais, horários e atrações, saem geralmente semanas antes do feriado, de modo que é possível organizar as melhores opções de cada dia. 

É importante lembrar que o Carnaval carioca recebe inúmeras pessoas e alguns cuidados são importantes para que a festa seja aproveitada ao máximo sem qualquer tipo de intercorrência. Leve apenas o necessário para os blocos, sem objetos de valor ou objetos pesados, e preferencialmente em doleiras ou pochetes. Para evitar os efeitos do calor, use protetor solar e se hidrate bastante, assim como uma alimentação reforçada para os dias de folia.

Também vale ressaltar que o metrô nesses dias podem estar lotados, então comprar os bilhetes com antecedência economiza tempo. Por fim, as fantasias são mais que liberadas e a criatividade fica a seu critério. 

Um dos maiores eventos do Brasil: O Réveillon em Copacabana

As festas de Réveillon na Praia de Copacabana são um dos eventos mais famosos sediados no local e de grande marco no Brasil todo, recebendo mais de 2 milhões de pessoas. Atualmente, um dos pontos mais aguardados pelos turistas e frequentadores do Réveillon em Copacabana é a queima de fogos com vários minutos de duração. 

A programação de virada de ano em Copacabana não é algo atual, tendo sua primeira edição em 1992 com estreia de evento contando com a participação de artistas como Jorge Benjor e Tim Maia. Inicialmente o evento era pouco frequentado e tinha um cunho diferente, mas com forças locais e adesão de hotéis próximos o Réveillon foi se estruturando para ser o grande evento que é atualmente.

A programação do Réveillon na Praia de Copacabana varia ano a ano, e em sua última edição contou com mais de 10 horas de programação com DJ’s e telões, além de 2 palcos. A decoração não ficou de lado na edição de 2023, o primeiro Réveillon sem restrições por conta da pandemia, e diversas obras de artistas foram espalhadas pela praia de Copacabana no evento de virada de ano. O famoso show de fogos da última edição contou com 10 balsas para 12 minutos de queima de fogos. 

Para quem planeja aproveitar a virada de ano em Copacabana, é importante lembrar que ir de carro não é uma boa opção e o metrô se enquadra na melhor opção. Entretanto as vendas de bilhete de metrô para o Réveillon acontecem em um esquema diferente, portanto fique atento aos horários e locais de venda e os horários de embarque e volta do bilhete comprado. 

Aos que querem unir a virada do ano em Copacabana com algo mais elaborado que apenas a programação na praia, os diversos estabelecimentos como quiosques, hotéis e restaurantes oferecem festas e jantares de Réveillon. Entretanto, essas opções contam com convites limitados que começam a ser comercializados com antecedência e com valores que podem ser bastante altos. Há diversas opções para todos os gostos, como festas open bar ou eventos com buffet completo. 

Uma das opções mais famosas no Réveillon de Copacabana é a tradicional festa do Hotel Copacabana Palace. O valor do ingresso para o evento varia e pode chegar a R$4.000,00 para a noite da virada, incluindo um buffet completo com saladas, opções quentes e sobremesas. 

É possível ter a experiência do Réveillon em alto mar na Praia de Copacabana, seja alugando seu próprio iate ou veleiro, ou comprando a experiência completa nas opções disponíveis, como o Réveillon Escuna e o Réveillon a Bordo.

As aparições de Copacabana nas telinhas

A Praia de Copacabana já serviu de cenário para a gravação de diversas novelas brasileiras, representando um dos melhores e mais bonitos cenários do Rio de Janeiro. 

A primeira aparição da Praia de Copacabana se deu na novela Vale Tudo (1988), dirigida por Gilberto Braga, e era o ambiente de trabalho da personagem Raquel, interpretada por Regina Duarte. 

A novela Da Cor do Pecado (2004), de João Emanuel Carneiro, além de ter a primeira protagonista negra da televisão brasileira, mostrou também as belezas das praias do Rio de Janeiro, como a Praia de Copacabana. 

Em Paraíso Tropical de Dennis Carvalho, exibida em 2007, a Praia de Copacabana representava o cenário principal onde Antenor, interpretado pelo ator Tony Ramos, possuía um hotel e Bebel, protagonizada por Camila Pitanga, era garota de programa. 

Além das aparições em novelas, o famoso calçadão de Copacabana também aparece em outras produções como “Central do Brasil”, filme de 1998 dirigido por Walter Salles e que foi indicado ao Oscar. 

As programações do que fazer em um dia em Copacabana

Copacabana se destaca por ser um ambiente agitado, com alta frequência de turistas e que conta com diversas opções de entretenimento, restaurantes e excelente estrutura. 

A Praia de Copacabana

A Praia de Copacabana é um dos destinos turísticos mais famosos e visitados do Brasil e com certeza o famoso calçadão preto e branco é uma boa opção de passeio durante o dia na região de Copacabana. A Praia de Copacabana oferece além do mar carioca algumas opções de esporte e lazer, seja na areia ou no próprio mar.

Aos domingos é possível caminhar tranquilamente a beira mar ou andar de bicicleta pela orla, que fica parcialmente fechada para o trânsito de carros. O banho de sol na Praia de Copacabana pode se estender desde o Posto 1 ao Posto 6, representando uma grande extensão para escolher o melhor ponto.

A caminhada pela orla vale a pena também para quem busca conhecer diferentes opções de gastronomia, pois há diversos quiosques disponíveis na região da Praia de Copacabana. 

As estátuas e esculturas-rio-de-janeiro/">monumentos em Copacabana

Ainda na Praia de Copacabana ficam as famosas estátuas de Carlos Drummond de Andrade, Dorival Caymmi, Ayrton Senna e Clarice Lispector, construídas geralmente em bronze retratando o cotidiano e sendo pontos turísticos para turistas, principalmente para fotos.

Carlos Drummond de Andrade foi um grande poeta brasileiro e sua estátua é uma das mais tradicionais dentre as estátuas de Copacabana, inaugurada em 2006, se localizando na Avenida Atlântica entre os postos 5 e 6.

Clarisse Lispector também foi uma escritora importante e moradora do Rio de Janeiro com estátua localizada no Leme, próximo a Pedra do Leme. Sua estátua é mais recente, inaugurada em 2016, e representa Clarisse com seu cachorro, Ulisses.

No âmbito da musica Dorival Caymmi representa um dos maiores nomes do MPB e possui sua estátua em homenagem localizada na altura da Rua Francisco Otaviano, no posto 6 próximo a estátua de Carlos Drummond de Andrade.

Ayrton Senna foi um dos, se não o maior, corredor de fórmula 1 brasileiro. A estátua em sua homenagem fica em frente ao Hotel Copacabana Palace e representa o corredor em tamanho real com a bandeira do Brasil em mãos.

Parque Estadual da Chacrinha

Para quem gosta de programações mais tranquilas e que envolvam a natureza, a visita ao Parque Estadual da Chacrinha é uma boa opção de passeios, principalmente para as crianças. O acesso a essa belíssima área de preservação que permite conhecer um pouco da Mata Atlântica no Rio de Janeiro é gratuito e funciona de terça a domingo das 8h às 17h. 

Forte de Copacabana

O Forte de Copacabana marca o início do bairro e em si é uma construção militar no Posto 6 da Praia de Copacabana que data dos anos de 1908 e 1914 mas que hoje funciona como ponto turístico. Atualmente o Forte de Copacabana representa também o Museu Histórico do Exército e toda uma programação cultural pela exposição permanente que conta a história brasileira com mais de 15 mil peças desde o Império até hoje.

A visitação ao Forte tem um valor simbólico de R$6,00 para adultos e R$3,00 para estudantes e acontece de Terça a Domingo das 10h às 20h. Ainda no Forte de Copacabana é possível ter a experiência de comer as maravilhas gastronômicas da Confeitaria Colombo.

A unidade da Confeitaria Colombo na Praia de Copacabana oferece os tradicionais bolos e doces, mas com uma vista incrível da Praia. O mesmo visual pode ser observado no Café 18, um restaurante também no Forte de Copacabana que oferece pratos da cozinha brasileira, seja em brunchs ou almoços. 

Revolta do Forte de Copacabana

Todo o peso histórico do lugar carrega também a história da chamada Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, que ocorreu em Julho de 1922. Até então o Rio de Janeiro era a capital do Brasil e restando ao final 17 militares e 1 civil liderados por Euclides Hermes da Fonseca os combatentes pediam o fim da República Velha e do sistema oligárquico vigente.

Programações em todas as situações

Em dias chuvosos a Praia de Copacabana não é uma opção visada, portanto existem outros tipos de programações para aqueles que viram conhecer o Rio de Janeiro em épocas mais chuvosas ou para aqueles que se surpreenderam com chuvas.

Mesmo com a chuva, vale a pena conhecer restaurantes e cafés em Copacabana, a maioria deles oferecem espaços cobertos e cardápios que combinam com o clima. Uma sugestão já citada é a Confeitaria Colombo seguido da visita ao Museu Histórico.

Também é possível em dias chuvosos conhecer as diversas galerias e shoppings do bairro, aproveitando para compras ou também para conhecer a gastronomia presente sem se molhar. Dentre as sugestões está o Shopping Cidade Copacabana.

Apesar da grande fama do Bairro de Copacabana, que se localiza em zonas mais nobres do Rio de Janeiro, existem opções gratuitas que agradam a todos os públicos. A Praia de Copacabana por si só é um dos grandes pontos a se conhecer, e como citado acima, oferece um mar incrível para banho e com lindo pôr do sol.

O calçadão da Praia de Copacabana por si só também é uma atração, sendo possível ainda caminhar pela orla ou pedalar de bicicleta. As estátuas também entram no combo de atrações gratuitas e muito tradicionais no bairro de Copacabana e se estendem junto a caminhada pela orla. Por fim, o Parque Estadual da Chacrinha também é uma ótima, e diferente, atração sem custos no bairro de Copacabana.

A noite o bairro oferece diversas opções já citadas aqui, mas vale ressaltar que além do chope gelado e das rodas de samba, da vida noturna nas baladas e clubes, a própria orla de Copacabana pode ser uma opção de passeio. A orla a noite se ilumina e oferece as feiras e quiosques. Também vale lembrar das sugestões culturais, desde os cinemas até as peças de teatro.

Opções de programações culturais para se fazer além da Praia de Copacabana

Além das opções citadas para um dia em Copacabana, o bairro oferece diversas opções mais tranquilas e culturais para quem procura esse tipo de passeio na região.

O bairro de Copacabana possui alguns teatros que valem a pena a visita e historicamente já abrigaram diversos espetáculos e foi palco para celebridades importantes. 

  • Teatro Princesa Isabel 

O espaço do Teatro Princesa Isabel é uma verdadeira relíquia inaugurada no ano de 1961 e que permanece até hoje abrigando diversas peças e shows em sua programação. As instalações não são de grande porte, mas toda a construção tradicional traz consigo um ar histórico com estilo colonial e palco italiano. 

  • Sala Municipal Baden Powell

Se localiza nas antigas instalações do Cine Ricamar e tem a proposta de ser um ambiente exclusivo para espetáculos musicais. Atualmente é possível apreciar a programação diversa e com excelente custo benefício na Sala Municipal Baden Powell. A programação e outras informações podem ser vistas com antecedência nas redes sociais da Sala, como por exemplo o Instagram.

  • SESC Copacabana 

O SESC de Copacabana é um espaço artístico de muita pluralidade e que abrange a cultura artística em suas diferentes manifestações. Além do teatro em si, que possui uma estrutura em forma de arena, o SESC abrange também uma incrível galeria de arte, permitindo uma imersão cultural completa. A programação e outras informações podem ser encontradas no site oficial do SESC Copacabana.

  • Feira Noturna de Copacabana 

Para os amantes de artesanato e arte de rua, bem como para aqueles que buscam levar para casa lembranças da visita a Praia de Copacabana, a Feira Noturna da Praia de Copacabana é o local ideal para isso. A Feira funciona no Calçadão da praia desde 1980 e se dispõe por meio de inúmeras barraquinhas com artesanatos diversos. Precisamente, você encontra a Feira Noturna de Copacabana no Calçadão da Praia de Copacabana entre as ruas Miguel Lemos e Almirante Gonçalves, próximo aos postos 4 e 5.

A vida noturna agitada de Copacabana

Para quem busca agitação, a região de Copacabana pode oferecer ótimos ambientes boêmios para degustar uma cerveja gelada e alguns petiscos. 

  • Bar do Pavão Azul

É um ambiente muito tradicional no bairro, oferecendo o melhor da culinária luso-brasileira com pratos diferenciados em seu cardápio e sendo um ambiente aconchegante ideal para se reunir com os amigos. Além da cerveja gelada, uma boa sugestão para conhecer no Pavão Azul são as famosas pataniscas, que se assemelham a bolinhos de bacalhau. O Bar do Pavão Azul fica localizado entre a Rua Barata Ribeiro e a Rua Hilário de Gouveia. 

  • Os Imortais

Localizado em outro local propício aos amantes da boemia, na rua Ronald de Carvalho (próximo ao posto 2), Os Imortais é uma opção clássica que entrega além de chopps, um excelente e recomendado bolinho de carne seca. Os Imortais é uma escolha tradicional em dias de jogos de futebol, portanto se prepare para o melhor das aglomerações cariocas nesses dias. 

  • Boteco Belmonte 

O Boteco Belmonte é uma excelente opção para quem busca uma feijoada completa com caipirinha em Copacabana, além de outras opções de culinária brasileira combinada com um bom atendimento. O Boteco fica localizado na Rua Domingos Ferreira, 242 e funciona das 11h à 01h da manhã.

Apesar da fama por seus bares e botecos, a vida noturna do bairro de Copacabana não se resume somente a essas opções e oferece também boates e rooftops a quem procura agitação.

  • Deck Bar

O Deck Bar é um rooftop que fica localizado no Hotel Pestana Rio Atlântica no endereço Av. Atlântica, 2964. O ambiente do Deck é muito sofisticado e atrai diversos turistas que apreciam desde a excelente cartela de drinks até as atrações, como os DJs que agitam a noite no local. 

  • Moon Lounge

É um rooftop localizado dentro do Hotel JW Marriott de Copacabana no endereço Av. Atlântica, 2600. A vista privilegiada do Moon Lounge se estende desde a orla da Praia de Copacabana, abrangendo também parte da praia do Leme. 

  • Cave

A Cave é uma casa noturna localizada na Rua Francisco Otaviano, 20 e fica entre as duas praias mais badaladas: Ipanema e Copacabana. A boate Cave oferece um ambiente descolado e propício a quem procura diversão e agito a noite toda. 

  • Substation

A antiga e conhecida Fosfobox hoje mudou de nome e foi substituída pela Substation, com novos ares de estação de metrô nova-iorquina e energia de renovação na noite carioca.

As festas da boate Substation trazem um estilo underground com diversos DJs e atrações de acordo com o dia da semana, de quarta à sábado, no Shopping Cidade Copacabana, Rua Siqueira Campos, 143.

Opções do que fazer em bairros próximos a Praia de Copacabana

O bairro de Copacabana possui cerca de 101 quarteirões em 79 ruas e seis avenidas. Ao redor de Copacabana se encontram a Gávea, Botafogo, pontos como o Jardim Botânico, Parque Lage e a Lagoa Rodrigo de Freitas. 

Dentro de Copacabana existe um bairro não oficial chamado Peixoto. O bairro Peixoto é constituído pelas ruas Tenente Marones de Gusmão, Maestro Francisco Braga, Décio Vilares, Capelão Álvares da Silva e Anita Garibaldi, além das praças Edmundo Bittencourt. Os limites do bairro são marcados pelas ruas Henrique Oswald, Santa Clara, Figueiredo Magalhães, Tonelero e a Praça Vereador Rocha Leão.

As terras que hoje fazem parte do bairro eram inicialmente partes das propriedades do comerciante português Comendador Paulo Felisberto Peixoto da Fonseca que após sua morte, sem herdeiros diretos, deixou as terras para instituições de caridade e mais tarde se tornou o bairro.

Apesar da ausência de restaurantes e bares no Peixoto, há o único exemplar que é chamado de Pontinho e fica na rua Décio Vilares. Além disso, as quartas-feiras acontece a feira livre do bairro.

Além das atrações e possibilidades no próprio bairro de Copacabana, as regiões ao redor oferecem diversas opções também e com a acessibilidade de bairros é possível chegar facilmente em outras localidades. 

Um dos bairros vizinhos de Copacabana e que também oferta a energia do Rio de Janeiro é o bairro de Ipanema. O bairro de Ipanema também é bastante tradicional e oferece simplicidade e sofisticação. Uma sugestão para quem quer conhecer Ipanema são os belíssimos pôr-do-sol na Pedra do Arpoador, cenário para excelentes fotos. 

O Leblon também é uma boa opção para conhecer mais do Rio de Janeiro de uma forma agitada e com diversas misturas. O Leblon possui bares e restaurantes que vale a pena conhecer, principalmente na noite carioca. 

A encosta do Morro do Leme também oferece aos visitantes da região a oportunidade de um belíssimo pôr do sol e de fotos incríveis no Mirante do Leme. De lá, é possível visualizar marcos do Rio de Janeiro como o Pão de Açúcar, o Corcovado e a Pedra da Gávea

Favelas próximas

Ao entorno do bairro de Copacabana se encontram as favelas Pavão-Pavãozinho, Cantagalo, Ladeira dos Tabajaras e Morro dos Cabritos. O conjunto de favelas Cantagalo-Pavão-Pavãozinho fica entre Copacabana e Ipanema próximo as casas da Rua Saint Roman e dos edifícios da Rua Djalma Ulrich, além da da Avenida Nossa Senhora de Copacabana e possui cerca de 5000 moradores.

Apesar de toda desigualdade social e pautas de violência em torno das comunidades, visitações aos complexos de favelas em Copacabana estão entre pontos turísticos realizados por estrangeiros.

Segurança em Copacabana

O bairro de Copacabana em si é avaliado como um bairro de boa estrutura e iluminação e por ser em uma área nobre possui seguranças e menor risco de acidentes como alagamentos. Entretanto, por outro lado, o grande fluxo de turistas pode tornar o bairro alvo de assaltos quando não se tem devidos cuidados. O bairro em si oferece diversas atrações e a Praia também é um ponto turístico, portanto é importante tomar cuidado com objetos de valor, como celulares, a vista despercebidamente durante passeios. No mais, aproveite o que o bairro tem em grande quantidade a oferecer!

Melhores ruas

A quem busca as melhores vistas do bairro e a parte relacionado a Praia de Copacabana, a melhor opção de localização seria a Avenida Atlântica em toda sua extensão. Entretanto, quando adentramos ao bairro de Copacabana em si, as melhores e mais valorizadas opções de ruas são a Rua Fernando Mendes e a Rua Constante Ramos.

Sugestões dos três melhores restaurantes

Se você busca boas opções de restaurantes na Praia de Copacabana, reunimos a seguir algumas sugestões bem avaliadas em sites como o Google e o TripAdvisor. 

  • Restaurante Marius Degustare

O restaurante Marius Degustare fica localizado na Avenida Atlântica número 290 e é uma casa, com uma decoração muito autêntica que mistura antiguidades e objetos marítimos, especializada em carnes orgânicas e frutos do mar.

É uma experiência com valor um pouco elevado mas que vale a pena pelo cardápio e pelo excelente atendimento de toda a equipe, conquistando o posto de um dos restaurantes mais bem avaliados em Copacabana. Como sugestão, quem frequenta fala sobre o pirarucu da casa, um peixe amazônico que se apresenta muito bem no Marius. 

  • Restaurante Pérgula

O restaurante Pérgula fica localizado no Hotel Copacabana Palace e define seu cardápio por opções de culinária brasileira leves e cosmopolitas. Um dos pontos bem avaliados no restaurante Pérgula são os brunchs servidos aos domingos, mediante agendamento, que contam com uma experiência completa. Os frequentadores podem apreciar a belíssima vista para a Orla e também para as piscinas do próprio Hotel Copacabana Palace. 

  • Restaurante Alloro al Miramar

Aos que buscam o melhor da culinária italiana na região de Copacabana além de uma incrível cartela de vinhos servidos com sofisticação, fica a sugestão do restaurante Alloro al Miramar, localizado no Miramar Hotel by Windsor. Os preços do restaurante com vista para a praia comandado pelo chef Michele Petenzi apresentam excelente custo benefício.

O restaurante leva boa fama principalmente pelo seu Spaghetti a Carbonara, sendo considerado por alguns o melhor de todo o Rio de Janeiro. Além de todos os elogios pelos sabores dos pratos, Alloro al Miramar conta também com uma equipe muito elogiada por sua cortesia e atendimento.

Sugestões dos 3 melhores cafés e padarias em Copacabana

Para quem aprecia um café da manhã ou café da tarde, o bairro de Copacabana também oferece opções de cafés e padarias. 

  • Pão & Companhia

A Pão & Companhia fica localizada na rua Raimundo Correia, 9 e oferece serviços de café e de padaria, como cafés da manhã, brunchs e almoços. Os biscoitos de polvilho da Pão & Companhia são muito recomendados no Rio de Janeiro, além das diversas opções de doces e guloseimas.

  • The Bakers

A The Bakers se define como uma “mercearia de estilo nova-iorquino que oferece buffet para eventos, café da manhã, sanduíches e tortas” e se destaca completamente por suas opções de doces e sobremesas. Para quem vai visitar, fica a sugestão da tartallete de morango e de seus cheesecakes. Fica localizada na Rua Santa Clara, 86 e funciona de segunda a domingo das 09:00 às 21:00. 

  • LF Café e Bistrô

A primeira opção na procura de “Melhor Padaria em Copacabana” no Google é LF Café e Bistrô, com mais de mil avaliações e nota 4,6. Fica localizada na Rua Duvivir, 12 e possui um horário de funcionamento estendido de 08:00 às 00:00 em dias de semana e de 08:00 às 23:00 aos finais de semana.

É um lugar intimista que se define como cozinha italiana contemporânea com toque internacional e vinhos sofisticados em ambiente elegante. De fato, são pontos de elogio o ambiente, que mesmo pequeno, oferece aconchego e bom custo benefício, além da sugestão de experimentar a torta de maçã do LF Café e Bistrô.

Como chegar em Copacabana 

Atualmente o acesso até o bairro de Copacabana se dá de maneira muito facilitada, seja de qual aeroporto se esteja chegando. Aos que chegam no Aeroporto Santos Dumont, o caminho até o bairro de Copacabana totaliza 10 quilômetros e pode ser feito em cerca de 20 minutos de carro. Aos  turistas que chegam no Aeroporto Internacional Galeão, a distância percorrida até o bairro de Copacabana totaliza 30 quilômetros e o caminho pode ser feito de carro em cerca de 1 hora. 

Além da trajetória de carro, é possível utilizar o transporte de ônibus executivos em ambos os aeroportos. O trajeto feito pelos ônibus executivos dos aeroportos até o bairro de Copacabana pode ser feito pelo valor de cerca de 20 reais. 

Também é possível fazer a trajetória dos aeroportos até Copacabana utilizando serviços de táxis ou de aplicativos de transporte. A opção de táxi tem preços que variam de R$30,00 para quem sai do Aeroporto Santos Dumont, até cerca de R$60,00 para quem sai do Aeroporto Internacional do Galeão. As corridas de aplicativos de transporte possuem valores próximos a esses, mas podem variar de maneira dinâmica a depender de fatores como a procura, o trânsito e o clima. 

Sobre a infraestrutura de transporte até Copacabana, o bairro dispõe de 3 estações de metrô: Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo e inúmeras linhas de ônibus municipais e intermunicipais. As principais vias do bairro são a Avenida Atlântica e as avenidas Nossa Senhora de Copacabana, que possui um trânsito mais cheio, Princesa Isabel, Rainha Elizabeth da Bélgica, Prado Júnior e a rua Barata Ribeiro, também bastante cheia. 

Ler mais