10 destinos para curtir a estação mais amada no Brasil

Bem-vindo, verão: 10 destinos para curtir a estação mais amada no Brasil

Com início em 21 de dezembro e fim em 20 de março, o verão brasileiro é a estação mais esperada do ano, principalmente para os fãs de atividades ao ar livre e em contato com a natureza. Combinar clima ensolarado com época de férias é a pedida perfeita para curtir especialmente destinos de praia! 

E destinos charmosos para aproveitar com o pé na areia não faltam no Brasil. Do Norte ao Sul, o país guarda paisagens praianas das mais bonitas do mundo, o que, de quebra, garante, além da vibe incrível, cliques instagramáveis em cenários paradisíacos, perfeitos para o verão.

Confira uma seleção de 10 destinos incríveis para viajar no verão e aproveitar uma das estações mais queridas por todos.

 

Alter do Chão, PA: as belezas da Amazônia para o verão

Alter do Chão, PA: as belezas da Amazônia para o verão

No Pará, Alter do Chão é querida tanto por brasileiros quanto por estrangeiros. O jornal inglês The Guardian listou a vila como um dos 10 destinos com as praias mais bonitas do Brasil, e o mais bonito do mundo com praias de água doce. Banhada pelo Rio Tapajós, um dos afluentes do Rio Amazonas, a região não pode ficar fora da lista de destinos para o verão.

A Ilha do Amor é um dos cartões-postais locais mais surpreendentes, banhada pela imensidão do rio e também pelo Lago Verde. Já Ponta de Pedras é escolha para passeios mais tranquilos, enquanto Ponta do Cururu, acessada por barco ou a pé a partir da Ilha do Amor, garante o pôr do sol mais bonito de Alter do Chão. Sem falar que, próximo à beira, é possível observar os botos.

No roteiro durante o verão, também vale encaixar a Floresta Nacional dos Tapajós, onde fica a gigante Sumaúma Vovó, com idade entre 900 e mil anos. E se a viagem acontecer na época das cheias, entre fevereiro e junho, é possível avistar os espelhos d’água dos igapós, quando apenas as copas das árvores ficam aparentes, e os troncos completamente submersos. Por fim, pratos típicos, com sabores e temperos originais da Floresta Amazônica também são imperdíveis.
 

Praia dos Carneiros, PE: piscinas naturais para curtir dias de sol

A Praia dos Carneiros é considerada por muitos uma das mais bonitas do Brasil.

Em Tamandaré, a cerca de 50 km da famosa Porto de Galinhas, a Praia dos Carneiros, em Pernambuco, é dona de paisagens incríveis. Entre as favoritas da região, não é raro encontrar quem a considere uma das praias mais bonitas do país, principalmente no verão, com o sol a pino. Por lá, há ótima infraestrutura hoteleira e clubes de praia que oferecem cadeiras, guarda-sóis e, claro, cardápios que agradam a todos os gostos.

Pequena em extensão, com apenas 5 km, porém grandiosa em riquezas naturais, seu principal destaque fica por conta das piscinas naturais. Mas, antes de mergulhar, vale conferir a tábua de marés, pois é no momento mais baixo delas que surgem as piscinas de temperatura morna e repletas de peixinhos.

Também à beira-mar, é imperdível a Capela de São Benedito, a “Igrejinha de Carneiros”. A singela construção foi construída na areia e é cercada por coqueiros. Os passeios de barco, com duração de aproximadamente 2h, garantem momentos inesquecíveis e lindas fotos. Além da capela é possível apreciar os bancos de areia, os manguezais e ainda fazer uma paradinha na Praia de Guadalupe.
 

Fernando de Noronha, PE: destino de natureza estonteante

Com 21 ilhas, Fernando de Noronha guarda belezas dentro e fora d’água.

É inevitável admirar os cartões-postais de Noronha e desejar ser transportado para lá. Não tem jeito: o destino pernambucano encanta de todos os ângulos e no verão ainda mais. Fernando de Noronha é daqueles lugares que têm de tudo para agradar os fãs de ecoturismo. Isso porque o arquipélago de 21 ilhas zela pela preservação do meio ambiente ao mesmo tempo em que permite um mergulho em suas paisagens naturais.

Para começar, é bacana aproveitar o destino até o finzinho de fevereiro. Isso porque em março começa por lá a época das chuvas, o que não interfere na beleza dos cenários, mas pode atrapalhar um pouco na hora de curtir as praias, fazer passeios de barcos ou práticas aquáticas e atividades como trilhas. O clima firme de sol garante, além de fotos incríveis, uma viagem sem perrengue e com experiências muito mais legais.

Nesta área de proteção ambiental, que é também Patrimônio Mundial da Unesco, são imperdíveis lugares como o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, que tem como atrações principais a Baía do Sueste, a Baía dos Porcos e a Baía dos Golfinhos, alguns dos cenários mais bonitos do Brasil. Lá é possível ainda apreciar as Praias do Leão e do Sancho. Já fora do parque, não deixe de conhecer a Praia do Cachorro, a Praia do Meio e a Praia da Conceição.
 

Maragogi, AL: piscinas naturais no Caribe brasileiro para combinar com a estação

Conhecida como Caribe Brasileiro, Maragogi é destino dono de praias paradisíacas.

Um lugar de sol, sombra e água fresca, apelidada por muitos de Caribe Brasileiro. A maravilhosa Maragogi não decepciona quando o assunto são riquezas naturais e claro que as praias são protagonistas, combinando ainda mais com a estação do verão. A 130 km da capital Maceió e próximo à divisa de Alagoas com Pernambuco, o destino de mar cristalino rouba cena graças aos seus cenários paradisíacos.  

Na maré baixa, as piscinas naturais são paradas obrigatórias por lá e fazem parte da Área de Preservação Ambiental Costa dos Corais. Galés, Taocas e Barra Grande formam um conjunto impressionante dessas piscinas. Galés é a maior delas, com piscinas mais fundas e opção perfeita para quem ama mergulho. Já Taocas é a menor do conjunto e costuma ser mais tranquila, enquanto Barra Grande guarda piscinas mais rasinhas perfeitas para famílias com crianças.

As dez praias de Maragogi também merecem atenção no verão. Entre elas, a Praia de Maragogi, mais próxima do centro e com uma variedade de bares, restaurantes e lojinhas ao redor. Mas ela não é a mais buscada entre os turistas. Estão na lista de preferidas a Praia do Antunes, uma das mais belas, e a Praia da Barra Grande, que se destaca com o Caminho de Moisés, um banco de areia visível na maré baixa. 

Vale a pena apostar em um passeio de buggy para realizar um tour pelas demais praias também, como a de São Bento, Camacho, Burgalhau, Xaréu, Ponta do Mangue, Dourado e
 

Jericoacoara, CE: tranquilidade combinada ao charme de uma vila de pescadores

Águas clarinhas, dunas douradas, coqueiros e clima de vilarejo marcam os cenários de Jeri.

Sabe aqueles destinos perfeitos para relaxar e curtir cenários de tirar o fôlego no verão? Jericoacoara é um deles, opção perfeita para os viajantes que desejam desconectar da vida agitada e mergulhar completamente nos ares pacatos de um vilarejo supercharmoso. Os cenários surpreendem: paradisíacos, são lagoas de águas clarinhas, dunas douradas e coqueirais.

Os famosos cartões-postais de redes instaladas dentro de águas calmas e azuis,  são desta parte do Ceará, mais especificamente na Lagoa do Paraíso. Se por foto a atração já apaixona, pessoalmente é capaz de não deixar ninguém querer ir embora. Outro ponto emblemático de lá é a Duna Pôr do Sol, famosa por garantir um dos melhores lugares para apreciar o encontro do sol poente com o horizonte.

Mas o forte do destino são as atividades na água, como aulas de kitesurfe, surfe, windsurfe e stand up paddle. Em terra, também vale aproveitar passeios de buggy e quadriciclo, perfeitos para explorar as belezas da região, que ficam por conta da Praia de Jericoacoara, da Praia da Malhada e da Praia do Preá.

A Pousada Vento de Jeri fica a 700 m da praia e a apenas 400 do centro, além de ter bons restaurantes, bares e lojas localizados próximos a ela. A lista de comodidades é perfeita para aproveitar o melhor do destino e inclui piscina ao ar livre com espreguiçadeiras, ducha e sala relax no jardim, terraço panorâmico e café da manhã à la carte.
 

Salvador, BA: belezas culturais e naturais na Bahia

Salvador rouba a cena não só com os pontos históricos, mas também com as praias

Ah, boas-vindas a Salvador, coração do Brasil! Não tem destino nesse país que ame tanto a chegada do verão como a capital da Bahia. Do clima tropical à hospitalidade contagiante… Das praias aos pontos históricos e à ancestralidade afro que se faz presente em cada canto. Salvador dá um match perfeito com o verão porque tem atração de sobra para curtir com a temperatura a mil graus, como costumam dizer os soteropolitanos.

A cidade de energia surreal guarda praias que estão entre as mais famosas do Brasil. Um exemplo é a Praia do Porto da Barra, de pequena extensão e beleza grandiosa. É de lá que o turista assiste ao pôr do sol que é considerado o mais bonito de toda a capital. A prova disso é de que há o hábito de se aplaudir o entardecer nesta praia, que tem ao fundo o Forte de Santa Teresa para deixar a paisagem ainda mais apaixonante.

São imperdíveis também um passeio pelo Farol da Barra, cartão-postal icônico do destino, pelo Rio Vermelho, bairro mais boêmio da cidade, pelo incrível Pelourinho, com dezenas de lojas, museus, atrações artísticas e pontos turísticos indispensáveis, a exemplo do Elevador Lacerda a menos de 500 m do centro histórico, e por paisagens praianas mais isoladas, como a Ilha dos Frades, acessada por um passeio de escuna.

Combinar a belíssima SSA com hospedagens de nível elevado é, sem sombra de dúvidas, garantia de uma viagem ainda mais especial na capital baiana. Principalmente se os hotéis forem bem localizados, como o Fasano Salvador, no centro histórico, e o Fera Palace Hotel, pertinho também do Pelourinho. Os atrativos de ambos são impecáveis e os serviços de alto padrão integram o DNA das duas marcas. Irresistíveis!
 

Caraíva, BA: um dos destinos mais charmosos da bela Bahia

A natureza de Caraíva impressiona e não à toa a cidade guarda cartões-postais paradisíacos.

Considerado o vilarejo mais antigo do Brasil, Caraíva recentemente ganhou o coração dos turistas. Os anos se passaram e a vila adquiriu boa infraestrutura, mas sem atrapalhar o charme e manter a sensação de que o lugar parou no tempo. O trajeto até a vila, situada a 70 km do Aeroporto Internacional de Porto Seguro, é feito por meio de embarcações simples e a remo, já que carros não são permitidos no local.

Com muita exclusividade e natureza, por lá, todas as ruas são de areia. Área de proteção ambiental, Caraíva possui uma regra estrita com lixo e conservação, além de manter o clima tranquilo sem postes de luz nas ruas e com sinal limitado de internet e celulares. Mas não se preocupe, desligar-se do mundo exterior não vai ser esforço nenhum em meio a esse paraíso.

A faixa litorânea é destaque no verão. Banhada pelo rio homônimo e também pelo mar, a Praia de Caraíva é a mais frequentada. Na ponta de areia, onde acontece o encontro entre rio e mar, está a Praia da Barra, com quiosques. Já a 4 km do centro, a Praia do Satu e a Praia do Camarão reservam mar azul, piscinas naturais e areias desertas. Para curtir as águas do Rio Caraíva, a Prainha é a pedida. Os passeios de barco e de buggy são indispensáveis.
 

Litoral Norte, SP: a vibe praiana de SP para fugir da capital

O Litoral Norte de São Paulo guarda algumas das melhores praias do país, como Ubatuba

Quem é paulistano sabe: vale a pena aproveitar o verão curtindo as maravilhas praianas do Litoral Norte de São Paulo! Por lá, São Sebastião é um dos destinos mais buscados. Entre suas praias, a Barra do Una possui o encontro entre rio e mar, e é perfeita para os fãs de esportes náuticos, com muitas opções de passeios marítimos. Vale conhecer a Praia de Paúba, com areia fofa e águas claras, e Maresias, com ondas perfeitas para surfar. 

Separada de São Sebastião apenas por um trajeto de balsa, Ilhabela também merece visita. São várias opções de praias, mas o destaque vai para a Praia do Bonete, que fica entre as mais bonitas do país. Com passado indígena e cultura caiçara, a praia é marcada por mar azul, areia dourada e grande extensão de mata virgem. Isolada, seu acesso é feito por uma trilha de 15 km ou por meio de barcos.

Ubatuba também é digna de visitação no verão! Isso porque a região conta com uma diversidade de ilhas, 100 km de costa e 102 praias. Não podem faltar no roteiro a Praia Grande, a principal do destino, a Praia do Félix, a Praia do Português, a Praia da Almada, a Praia do Cedro e a Praia de Picinguaba, de onde saem os barcos para a Ilha das Couves. Caraguatatuba também tem muito para se ver: com 40 km de orla, o destino tem lugares imperdíveis como a Prainha, Cocanha e Tabatinga, praias mais buscadas pelas famílias graças às suas águas calmas.
 

Búzios, RJ: muito charme para curtir o verão do Rio de Janeiro

Em Búzios, o clima de sol dura quase o ano todo e suas mais de 20 praias garantem diversão

O Rio de Janeiro continua lindo, é verdade. E quando falamos isso, não nos referimos apenas à Cidade Maravilhosa. Búzios, na Região dos Lagos, é um dos destinos que nos convencem de que o estado é bonito de ponta a ponta. As praias somam, ao todo, 20, com opções mais desertas ou mais agitadas, perfeitas para curtir o verão em família, com amigos ou a dois.

A atmosfera de Búzios é mais intimista, o clima de sol dura quase o ano todo e o destino é capaz de manter, até hoje, o charme típico de vila de pescadores. Tudo isso foi capaz de encantar à primeira vista a atriz Brigitte Bardot, que visitou a cidade na década de 60 e acabou conferindo à região uma fama ainda maior, atraindo olhares do mundo inteiro e ganhando visibilidade internacional. Não à toa.

Conhecida como Saint-Tropez Brasileira, Búzios tem ares mais exclusivos e praias que são dignas de cinema. A mais popular delas é a Praia de Geribá, com faixa de areia bem extensa e infraestrutura excelente. A Praia da Armação também vale a pena, com acesso direto à Orla Bardot e à Rua das Pedras. Já as mais tranquilas são a Praia Azeda e Azedinha, Praia de João Fernandes, Praia da Tartaruga, a Praia Brava, a Praia de Tucuns e a Praia do Forno.
 

Praia do Rosa, SC: atmosfera jovem e do surfe no Sul do país

Santa Catarina tem praias lindas como a Praia do Rosa, a cerca de 90 km de Florianópolis

Na região Sul, Santa Catarina é referência quando o assunto são praias. A cerca de 90 km da capital Florianópolis, a Praia do Rosa, em Imbituba, é destino perfeito para curtir o clima ameno de verão nesta região do Brasil que costuma ter temperaturas mais frias. Batizada por surfistas e hippies, a praia se desenvolveu muito desde os anos 70. Ao todo, sua orla de 3 km preserva a simplicidade, oferecendo três trechos distintos à beira-mar.               

O Rosa Norte é o mais famoso deles. Inspiração para diversos artistas, é ali que os jovens e, principalmente, os surfistas se encontram. O acesso é feito através de pequenas trilhas e a região possui apenas quiosques menores com opções de petiscos ou cervejas. A Lagoa do Meio está no centro da praia e, apesar do nome, suas águas são salgadas. Seu nome se dá pelo mar tranquilo, estilo piscina, perfeito para crianças e para quem deseja relaxar no ritmo calmo da maré.              

Por fim, o Rosa Sul é a parte com maior infraestrutura. Inúmeros restaurantes compõem a orla, com menus ricos em frutos do mar. Fora da praia ainda há um centrinho, com lojas, mercados e restaurantes que são superconvidativos para um passeio no fim de tarde, por exemplo. No verão, impossível não vivenciar momentos inesquecíveis na Praia do Rosa. 

Ler mais