12 destinos incríveis para viajar em fevereiro no Brasil

12 destinos incríveis para viajar em fevereiro no Brasil ou no exterior

12 destinos incríveis para viajar em fevereiro no Brasil ou no exterior

Com calor intenso e bem menos chuvas no país inteiro, fevereiro é época ideal para quem deseja curtir praias, fazer passeios ao ar livre e ainda combinar as temperaturas do verão com o clima animado do Carnaval, que é a estrela do mês.

Mas o feriado, que garante uma folguinha do dia 20 (segunda-feira) ao dia 22 (quarta-feira), não é o único momento bacana do mês para viajar. Isso porque fevereiro também é fim de alta temporada e, com o término das férias escolares, consequentemente os destinos acabam ficando mais tranquilos – e os hotéis também! 

Por isso, mesmo que o Carnaval seja protagonista da temporada, também é possível ir na contramão da folia aproveitando semanas anteriores ou posteriores à celebração e selecionando destinos onde a tranquilidade reina, independentemente da época.

Nesta lista, selecionamos 12 opções de destinos perfeitos para viajar em fevereiro e se divertir à beça no Brasil ou no exterior!

 

Sudeste

Praia? Cidade? Agito? Sossego? Seja lá qual for a sua ideia de viagem no mês de fevereiro, o Sudeste é capaz de te agradar com todas elas. Das belíssimas praias do Litoral Norte de São Paulo à sua capital agitada ou do Rio de Janeiro badalado à exclusividade de Búzios… Opções não faltam na região e diversão é o que tem de sobra!

São Paulo, SP: fevereiro tem blocos de rua e desfiles no Sambódromo

Os desfiles das escolas de samba roubam a cena no mês do Carnaval, assim como os blocos

A maior metrópole do país tem muito para se ver em qualquer época do ano. Mas no mês de fevereiro, a capital paulista ganha ainda mais brilho com a purpurina dos bloquinhos de rua, que tomam conta da cidade e viram parada obrigatória para quem ama pular o carnaval no meio da folia.

Com direito a fantasias, vários (vários mesmo!) estilos musicais e até participação de artistas famosos, bairros como o Centro, Pinheiros e Vila Madalena são ótimos pontos de partida para curtir o agito, já que se tornaram parte do trajeto de alguns dos principais blocos de SP. 

Mas essa não é a única maneira legal de aproveitar o Carnaval em São Paulo: nos dias 17 e 18 de fevereiro, o Sambódromo do Anhembi recebe o Grupo Especial, onde as principais escolas de samba da cidade desfilam ostentando belos carros alegóricos, fantasias e muito samba no pé!

É possível ver o desfile de pertinho adquirindo ingressos para as mesas ou cadeiras da pista, ter uma perspectiva do alto na arquibancada ou de um jeito mais exclusivo nos camarotes. Em outras datas, dá pra curtir também os desfiles do Grupo de Acesso, que são as escolas rebaixadas do ano anterior, ou o Desfile das Campeãs do ano.

Ilhabela, SP: praias e natureza para se desconectar

Para relaxar em qualquer época, Ilhabela é um dos destinos mais bonitos do litoral paulista

Enquanto na capital o fervo se concentra, o Litoral Norte de São Paulo quebra um pouco esse ritmo badalado e traz a vibe mais tranquila do mar. Para quem não dispensa curtição mesmo na praia, alguns dos destinos têm vida noturna agitada. Durante o Carnaval o litoral é o destino de muita gente para o feriado, mas vale viajar durante todo o mês.

Além de ser um dos destinos litorâneos mais cobiçados do estado – e também um dos mais bonitos -, Ilhabela, a 200 km da capital, é um desses lugares que reúne belíssima natureza e também boas opções de restaurantes e bares no centro

Emolduradas por uma abundante vegetação, suas praias e cachoeiras roubam a cena, estampando cartões-postais paradisíacos e garantindo atividades como trilhas, passeios de barco, mergulho e várias outras opções em meio à natureza. Já para aproveitar à beira-mar, as praias Grande, da Feiticeira, de Castelhanos, do Veloso e do Curral são paradas obrigatórias para relaxar com os pés na areia, desconectar e relaxar totalmente.  

 

Rio de Janeiro, RJ: o espetáculo da Sapucaí e as praias cariocas

O Rio de Janeiro tem uma das festas de Carnaval mais famosas do mundo

O Rio de Janeiro continua lindo, não tem jeito. Assim como São Paulo, a capital fluminense fica mais encantadora na época do Carnaval. Isso porque é na cidade que acontece uma das festas carnavalescas mais incríveis e famosas no mundo, recebendo milhares de viajantes de diferentes países. 

Todo ano, as escolas de samba cariocas dão um show à parte na Sapucaí, ostentando desfiles com direito a ilusionismo e performances que são um verdadeiro espetáculo. A cidade também arrasa no quesito bloquinhos de rua e, não à toa, é uma das mais disputadas por turistas no mês de fevereiro.

Mas sabe qual é a melhor parte de ir para o Rio nesse período? É que, além do samba na avenida, as praias são um convite e tanto para desfrutar das temperaturas veraneias que batem a casa dos 40ºC por lá. Como nessa época a cidade acaba ficando mais cheia do que de costume, a dica é evitar pontos turísticos mais famosos, como Copacabana, Leme e Ipanema. Praias mais afastadas, como a da Barra da Tijuca, do Recreio e da Joatinga, podem estar mais vazias e são ótimas para aproveitar sem estresse. 

 

Búzios, RJ: exclusividade e visual paradisíaco para curtir em fevereiro

Búzios guarda paisagens praianas paradisíacas e é destino ideal para desconectar

A cerca de 3h de carro do Rio de Janeiro, Búzios é um dos destinos mais procurados do Brasil quando o assunto é praia paradisíaca. Em fevereiro não é diferente! Seu principal destaque são as paisagens marcadas pelo azul do mar. A Praia da Armação, onde está a famosa escultura da atriz francesa Brigitte Bardot, a Praia Brava e a Praia dos Amores não podem ficar de fora do roteiro de quem viaja a esse destino exclusivo.

Além dos momentos pé na areia, os turistas também podem curtir o agito da Rua das Pedras, endereço ícone da cidade às margens da Praia da Armação. Por lá, é possível encontrar lojas de grife, galerias de arte, sorveterias, restaurantes, cafeterias, boates e outras atrações incríveis para curtir depois de um dia de praia. Já para apreciar o que há de mais bonito no destino de uma nova perspectiva, o mirante da Ponta do Pai Vitório garante um panorama irresistível do alto. 

 

Centro-Oeste

Se é natureza que você busca para o mês de fevereiro, Bonito é irresistível. O destino sul-mato-grossense encanta com suas paisagens diferentes e únicas, marcadas por lagoas azuizinhas dentro de grutas profundas que são um convite para os fãs de ecoturismo.

Bonito, MS: natureza além das praias para mergulhar em fevereiro

Uma natureza além das praias: aposte nas belezas de Bonito para curtir ecoturismo

As praias não são o único tipo de natureza do Brasil que vale a pena conferir em fevereiro, e a prova disso é Bonito, no Mato Grosso do Sul. Para quem não é tão fã do mar, mas ainda pretende aproveitar ao máximo o clima de verão em meio à natureza no  mês de fevereiro, a cidade é um verdadeiro paraíso, fazendo jus ao nome que lhe deram. E o melhor de tudo: em fevereiro Bonito ganha um charme a mais, já que os seus rios e cachoeiras ficam mais cheios por conta das chuvas de janeiro. 

Por lá, há mais de 80 cavernas, grutas, cachoeiras e rios para explorar. Entre os passeios mais queridinhos dos turistas, a flutuação no Rio Sucuri, um dos mais transparentes do Brasil, e no Aquário Natural, se destacam. Vale ainda reservar um tempo para a prática de snorkelling no Abismo Anhumas, onde é preciso descer 72 m de rapel, e os mergulhos na Gruta do Lago Azul, tombada como monumento natural pelo Iphan. 

 

Nordeste

Impossível não colocar opções de destino no Nordeste para curtir em fevereiro, região que vale a visita em qualquer período do ano. Mas especialmente neste mês, Salvador rouba a cena com festejos tradicionais, enquanto a badalada Porto Seguro cumpre à risca sua fama de curtição e agito. Além da Bahia, que tal conhecer uma das orlas mais bonitas do Brasil? Ela fica em Maceió, na capital alagoana, e é perfeita para aproveitar em meio a belas praias.

Salvador, BA: trios elétricos, abadás e a celebração da rainha do mar

Salvador em fevereiro é folia na certa, já que os trios elétricos são protagonistas na capital

Bem-vindo a Salvador, coração do Brasil! Se só pelas músicas a capital soteropolitana já causa essa energia incomparável, pessoalmente, então, ela fica indescritível. Ainda mais em fevereiro, mês em que a cidade é agito puro com os trios elétricos e abadás no Circuito Barra-Ondina ou com os batuques do Olodum descendo as ladeiras do Pelô – impossível não se arrepiar ao toque da percussão, que faz o coração acelerar no mesmo ritmo. 

Em fevereiro, há outra celebração tão icônico quanto: a festa de Iemanjá, que acontece no dia 2 e é um marco religioso do destino. A homenagem a essa orixá, conhecida também como Rainha do Mar, é um dos festejos mais populares da capital baiana e atrai milhares de fiéis às praias do Rio Vermelho para entregar seus presentes e oferendas em gratidão à figura protetora das águas. Vale a pena acompanhar de perto, pelo menos uma vez, essa emocionante tradição!

 

Porto Seguro, BA: belezas históricas e megabarracas à beira-mar

Porto Seguro mistura paisagens históricas com praias idílicas e muita diversão

Como não amar Porto Seguro? A principal cidade da Costa do Descobrimento e onde a história do Brasil teve início é bastante animada o ano todo, principalmente em fevereiro! Muitas megabarracas têm programação temática para agitar os banhistas. As mais famosas são a Tôa Tôa, a Axé Moi e a Barramares, na Praia de Taperapuã. 

Para aproveitar além das praias, o Centro Histórico, também chamado de “Cidade Alta”, é parada obrigatória. Lá ficam cartões-postais icônicos do destino, como a Igreja de Nossa Senhora da Pena, a Igreja Nossa Senhora da Misericórdia, a mais antiga do Brasil, o Marco do Descobrimento, o Museu de Porto Seguro (antiga Casa de Câmara e Cadeia) e casinhas coloridas centenárias.

 

Maceió, AL: capital com uma das orlas mais bonitas do Brasil

Conhecida como Paraíso das Águas, Maceió guarda uma das orlas mais bonitas do Brasil

A capital de Alagoas, é conhecida como o “Paraíso das Águas” por ser dona de uma das orlas mais encantadoras do país. Com infraestrutura de capital e clima tropical, é quase impossível não se apaixonar pela cidade e desejar voltar muitas vezes. Quem escolhe ir para lá em fevereiro se dá bem, já que esse é um dos meses com menor índice de chuvas no destino

Os pontos mais visitados são as piscinas naturais de Pajuçara e as praias de Ponta Verde e Jatiúca, de mar azul esverdeado. Mais longe do centro, vale incluir na lista de passeios a Praia do Francês e do Gunga, a Barra de São Miguel e as Dunas de Marapé, rodeada por falésias coloridas. Outro roteiro comum entre os turistas que vão ao destino com um pouco mais de tempo é São Miguel dos Milagres e Maragogi, a 95 e 130 km respectivamente.  

 

Sul

O clima fresquinho do Sul do país pode ser um prato cheio para fugir da onda de calor que vem com o mês de fevereiro. Para combinar com as temperaturas mais amenas, o charme de Gramado é incomparável, mas vale também pegar boas praias na capital catarinense.

Gramado, RS: destino charmoso para conhecer em fevereiro

Gramado no verão também é convidativa, isso porque passeios ao ar livre não faltam por lá

Quem disse que Gramado não combina com o verão? Na cidade do Rio Grande do Sul, fevereiro é época de baixa temporada e temperaturas amenas, ou seja, é oportunidade para fazer passeios ao ar livre com mais tranquilidade, sem a quantidade de turistas que visitam o destino no inverno.

A principal atração é a Av. Borges de Medeiros, onde fica o Palácio dos Festivais, a Rua Coberta e a Igreja Matriz São Pedro Apóstolo. Outro cartão-postal indispensável é o Lago Negro, famoso pela natureza típica e pelos passeios de pedalinho. Quem viajar com crianças não pode deixar de visitar o Mini Mundo e o parque Snowland, com neve de verdade. Vale também fazer conhecer Canela, cidade a 8 km de distância. 

 

Balneário Camboriú, SC: as encantadoras praias do sul

O litoral catarinense também é ótima pedida para viajar em fevereiro

Balneário Camboriú, no litoral catarinense, é destino perfeito para viajar em fevereiro. A cidade está ao norte do estado, a 2h de Florianópolis, e encanta pela diversidade de atrações e um cenário repleto de natureza preservada. Comece conhecendo as praias Central, de Taquaras, de Laranjeiras e a dos Amores. A melhor parte é que fevereiro é o mês com menor precipitação de chuvas no destino. 

Quem prefere ondas mais agitadas, vai amar surfar na Praia do Buraco e na Praia Brava. Ainda no clima de aventura, no Morro do Careca é possível saltar de parapente – baita adrenalina compensada pela vista privilegiada do alto! Já no Parque Unipraias as famílias amam o bondinho, a tirolesa e o trenó de montanha. 

 

Internacional

Fora do Brasil também há destinos incríveis para aproveitar durante o mês de fevereiro. E o melhor: quem curte muito agito e quer vivenciar experiências diferentes, pode encontrar em lugares como Punta del Este, no Uruguai, ou em Cancún, no México, badalação de sobra em qualquer época do ano, além de praias supercharmosas.

Punta del Este: praias charmosas no destino mais badalado do Uruguai

A badalada Punta del Este guarda praias charmosas e cartões-postais belíssimos

O balneário mais badalado do Uruguai combina perfeitamente com o clima de fevereiro, mesmo estando fora do Brasil. Além disso, Punta del Este está entre o Oceano Atlântico e o Rio Prata, o que o torna destino de praias famosas, como a Playa Mansa, de águas doces, e a Playa Brava, de águas salgadas. Divididas em paradas, cada trecho tem características singulares, como a tranquila Playa de Los Ingleses e a Playa Bikini, a mais procurada.

Punta del Este também tem cartão-postal que atrai olhares de todo mundo: a La Mano, uma mão gigantesca parcialmente submersa na areia localizada no lado oriental do destino.

Outros pontos imperdíveis na cidade são a Isla de Lobos e a Casapueblo, de arquitetura icônica construída pelo escultor e pintor uruguaio Carlos Páez Vilaró e onde é possível visitar um ateliê e uma galeria de arte, além de oferecer uma vista magnífica para o pôr do sol! Sem falar dos incríveis restaurantes, bares e baladas que completam as atrações na região.

 

Cancún: belezas praianas, cultura maia e vida noturna superanimada

A badalada Cancún é destino ideal para curtir muito agito fora do Brasil em fevereiro

Praias de areias branquinhas, mar cristalino, heranças da cultura maia e, claro, vida noturna sem igual. Cancún é ícone da badalação e mescla belezas naturais incríveis com atrações que têm de tudo e mais um pouco para agradar quem ama ritmo de festa.

Localizado no estado mexicano de Quintana Roo, Cancún é destino de lugares paradisíacos, como a Isla Mujeres, onde a prática de snorkel é o forte graças às aguas calmas e clarinhas. Lá é possível visitar ainda o museu aquático e nadar com golfinhos no Parque Natural Garrafón.

Vale a pena conferir também pontos turísticos em que as heranças da cultura maia podem ser observadas. Lugares como Tulum ou Chichén Itzá guardam ruínas bem preservadas dessa antiga civilização.

Se o assunto é animação, Cancún é referência. A lista de opções é infinita e o que não faltam por lá são night clubs, restaurantes, beach clubs e bares para garantir o entretenimento de quem quer curtir ao máximo e com muito agito. Sem falar das possibilidades de compras:o La Isla Shopping Village e o Plaza Kukulcán são imperdíveis para aqueles que desejam levar presentes ou lembrancinhas para casa.

Ler mais