Atrações |Top 10 Atrações de Berlim

Para quem está visitando Berlim com pouco tempo ou quem quer saber quais são as atrações imperdíveis da cidade eu fiz uma lista com as 10 principais atrações e pontos turísticos de Berlim. Não é uma tarefa das mais fáceis, pois Berlim tem muita coisa para ver. Clique no links para saber mais detalhes sobre cada uma das atrações listadas, como por exemplo, endereço, como chegar, etc.

Não deixe de conferir a página com todas as atrações, pode ser que você encontre alguma atração que ache mais interessante, que tenha mais a ver com seu gosto e daí você pode montar a sua lista de atrações preferidas.

1- Portão de Brandenburgo

Portão de Brandenburgo
Portão de Brandenburgo

O belo e monumental Portão de Brandenburgo era um dos portões que dava acesso a Berlim há séculos atrás quando a cidade ainda era pequena e circundada por um muro, numa espécie de fortaleza. Hoje é provavelmente o cartão-postal mais famoso de Berlim. O Portão de Brandenburgo está localizado na Pariser Platz, no bairro central Mitte.

 

2- Reichstag

Prédio do Reichstag
Reichstag

A pouquinhos metros do Portão de Brandenburgo encontra-se o Reichtag, que é o prédio que abriga o parlamento alemão. O prédio de dimensões monumentais, além de ser muito bonito tem também uma rica história: em 1918, o político Philipp Scheidemann proclama a República na Alemanha de uma de suas janelas e em 1933 há um incêndio no prédio, acontecimento que foi usado como pretexto pelos nazistas para iniciar a perseguição aos seus oponentes. A cúpula e o terraço do prédio do Reichtag são abertos à visitação, só é necessário se inscrever online.

3- Memorial do Holocausto

Memorial do Holocausto em Berlim
Memorial do Holocausto

Também a pouquinhos metros do Portão de Brandenburgo encontra-se o Memorial aos Judeus Mortos da Europa ou simplesmente Memorial do Holocausto. Este memorial foi desenhado pelo arquiteto Peter Eisenman e inaugurado em 2005. O memorial consiste de 2.711 blocos de concreto cinza escuro e de alturas variadas, distribuídos em fileiras paralelas. Também faz parte do memorial uma sala subterrânea chamada de “Local da Informação” onde há uma exposição que documenta a perseguição e o extermínio dos judeus.

4- Potsdamer Platz

Potsdamer Platz
Potsdamer Platz

A Potsdamer Platz é uma área com prédios super modernos e arrojados que foram construídos após a queda do muro de Berlim, em 1989. Na verdade esta praça já existia desde o Séc. XIX e nos anos 20 e 30 era um local super movimentado com restaurantes, teatros, cinema, cafés, lojas, hotéis e trânsito intenso para os padrões da época. Porém a praça foi severamente danificada por bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial e com a divisão de Berlim em setores após a guerra, o local acabou ficando como parte da fronteira entre os setores americano, soviético e britânico. Após a construção do muro de Berlim em 1961 os prédios restantes foram demolidos e a área ficou totalmente vazia e deserta. Somente com a queda do muro é que o local ganhou vida nova e daí foram construídos estes prédios novos e modernos que tem lá hoje em dia. A Potsdamer Platz é também um centro de lazer, com salas de cinema, restaurantes, bares, etc. e fica a poucos quarteirões do Memorial do Holocausto.

5- Avenida Unter den Linden e Ilha dos Museus

 Avenida Unter den Linden e Ilha dos Museus
 Avenida Unter den Linden e Ilha dos Museus

A Unter den Linden é uma das avenida mais famosas de Berlim e um passeio por ela é programa obrigatório numa visita à Berlim. Ao longo desta avenida, que se estende deste a Pariser Platz (onde está o Portão de Brandenburgo) até a ponte Schlossbrücke, encontram-se diversas atrações e pontos interessantes, como por exemplo a Ópera de Berlim, a Universidade Humboldt, os prédios Kronprinzenpalais e Prinzessinnenpalais (Palácio do Príncipe Herdeiro e Palácio da Princesa, respectivamente), o Neue Wache (um prédio em estilo neoclássico que funciona como o “Memorial Central da República Federal da Alemanha para as Vítimas da Guerra e da Tirania”) , o prédio Zeughaus, que abriga o Museu Histórico Alemão, etc. Após a ponte Schlossbrücke fica a Ilha dos Museus e logo de cara você poderá ver a magnífica Catedral de Berlim, em frente a praça Lustgarten. Também de frente para a praça encontra-se o primeiro dos cinco museus da Ilha dos Museus, o Museu Antigo. Fazem parte ainda desta lista de museus mundialmente renomados: o Museu Novo, que abriga o busto da rainha egípcia Nefertiti; o Museu Pergamon, que abriga peças monumentais e é o museu mais visitado de Berlim; a Galeria Nacional Antiga, que exibe principalmente pinturas do Impressionismo, Romantismo, Neoclassicismo, Biedermeier e início do Modernismo; e o Museu Bode que exibe uma coleção de esculturas, Arte Bizantina, além de uma grande coleção de moedas.

6- Gendarmenmarkt

Gendarmenmarkt - Casa de Concertos
Gendarmenmarkt

Gendarmenmarkt é uma praça no centro de Berlim, considerada por muitos como a mais bonita da cidade. A praça é composta por 3 belos e harmoniosos edifícios: a Casa de Concertos no centro e as Catedrais Francesa e Alemã, que são praticamente idênticas e que ficam uma de cada lado da Casa de Concertos e de frente uma para a outra. Ao redor da praça existem muitas lojas, restaurantes e hotéis.

7- Alexanderplatz e Torre de TV

Berliner Fernsehturm (Torre de TV)
Alexanderplatz e Torre de TV

A Alexanderplatz é uma praça grande e super movimentada de Berlim. Nela se localiza uma das principais estações de metrô da cidade, por onde passam diversas linhas, além de ser também um local com muitas opções para compra. Na Alexanderplatz você pode ver o Urania-Weltzeituhr, um relógio que mostra a hora dos mais diversos fusos horários e a Torre de TV, uma das construções mais altas da Europa e de onde se pode ter uma bela visão de Berlim em 360 graus. Nestas imediações encontra-se também a Rotes Rathaus, que é o prédio da Prefeitura.

8- Muro de Berlim

East Side Gallery - Muro de Berlim
Muro de Berlim

Mais de 20 anos já se passaram desde a sua queda, mas até hoje o Muro de Berlim ainda exerce um grande fascínio nas pessoas. Então como vir à Berlim e não ver o Muro de Berlim?!? Tem que ver, faz parte do programa obrigatório. Existe ainda alguns locais onde se pode ver trechos remanescentes do muro: o mais famoso é o chamado “East Side Gallery”, que fica ao longo do rio Spree, entre a Ostbahnhof e a ponte Oberbaumbrücke. Este trecho contém pinturas de artistas de diversas partes do mundo que expressam os acontecimentos políticos ligados ao muro. Entretanto se você quiser mais do que só tirar uma foto, quiser saber mais sobre a história do Muro de Berlim, como ele era de fato, eu aconselharia a ir no Memorial do Muro de Berlim, na Bernauer Strasse.

9- Checkpoint Charlie

Checkpoint Charlie em Berlim
Checkpoint Charlie

O Checkpoint Charlie era um posto militar na fronteira entre Berlim Ocidental e Oriental, na época em que existia o muro e a cidade era dividida. Este posto era usado somente pelas membros das Forças Aliadas e diplomatas estrangeiros para passar da Alemanha Ocidental para a Alemanha Oriental. Hoje em dia, é um dos locais com maior aglomeração de turistas. Todo mundo quer tirar uma foto da casinha e da famosa placa informando “You are leaving the American sector”!

10- Kurfürstendamm, Gedächtniskirche e Kadewe

Gedächtniskirche em Berlim
Kurfürstendamm, Gedächtniskirche e Kadewe

A Kurfürstendamm ou simplesmente Kudamm é uma das principais e mais famosas avenidas de Berlim. É um centro comercial com muitas opções de compra, é o endeço de lojas mais populares e também de lojas de luxo – em um trecho da avenida ficam lado a lado as lojas das marcas mais exclusivas e caras. Como continuação da avenida Kudamm, vem a rua Tauentzienstrasse, onde encontra-se a loja de departamentos Kadewe – um templo do consumo, que merece uma visita independente de fazer compras ou não. Entre a avenida Kudamm e a rua Tauentzienstrasse, tem uma praça, a Breitscheidplatz, onde fica a Gedächtniskirche. A Gedächtniskirche, também conhecida como “igreja quebrada”, é uma igreja que foi muito danificada na Segunda Guerra Mundial. Na verdade restou muito pouco da igreja, falta um pedaço da única torre que sobrou, mas estas ruínas foram mantidas justamente para lembrar os horrores da guerra, a destruição que ela causa.

Não perca tempo com filas e garanta sua vaga nas atrações mais populares de Berlim, comprando seus ingressos antecipadamente

https://simplesmenteberlim.com/atracoes-e-atividades/atracoes/top-10-atracoes-de-berlim/ Please refer to the following website for more information.

Ler mais